Área do Usuário

Login

Tecnicas Anti-Spam

Gratuita          362KB          Publicado: 17/05/2011

271 downloads

O spam, geralmente definido como e-mail indesejado ou não solicitado de terceiros, tem sido a mazela da internet, levando-nos a alguns prognósticos assustadores revelando que em um futuro próximo a rede será degradada devido a enorme quantidade de spam que nela trafega todos os dias. Dois fatos já são claros:

• Primeiro, o volume de spam cresce progressivamente e assustadoramente;

• Segundo, não existe uma solução definitiva e totalmente eficaz para o problema.

Qual a dimensão real do problema? Durante o primeiro semestre de 2004, a Symantec observou um aumento acentuado no volume de spam distribuído na internet, representando 60% de todo tráfego de e-mails durante esse período, de acordo com a última edição do Relatório de Ameaças a Segurança da Internet da Symantec.

Com o aprimoramento no envio de conteúdos via e-mail (arquivo binário, áudio e vídeo entre outros), os spammers, individuo que envia spam, tem introduzido novas maneiras de atacar computadores para enviar spam, como foi evidenciado pelos recentes worms de e-mails em grande escala, como o Sasser, Netsky e SoBig que usa o catálogo de endereço do usuário infectado para se disseminar, preparando o terreno para uma enorme rede de produção de máscaras de identidades, através da qual o spam poderia ser retransmitido. Além disso, a previsão é que o spam e as ameaças a ele associadas continuem a crescer nos próximos meses. A Symantec prevê um aumento no uso do spam como uma sofisticada ferramenta no tipo de ataque “phishing” (esses ataques utilizam e-mails fictícios e websites fraudulentos, destinados a enganar destinatários e fazer com que revelem dados financeiros pessoais, como número de cartão de credito, nome de usuário e senha de contas e números de previdência social).

(cc) Licença Creative Commons 2008 - 2018 Apostilaz.com.br