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Apostila Adobe Flex

Gratuita          700KB          Publicado: 10/12/2009

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Adobe Flex é uma plataforma de desenvolvimento de RIA's tendo como principal base de distribuição das suas aplicações o Adobe Flash Player. A grande diferença do convencional flash e esta plataforma é mesmo o estilo de "programação" e a diversidade do conteúdo que é possível criar com o flex, já que cada vez mais são disponibilizadas API's para interacção com esta plataforma como o flic

Índice


1. Observações iniciais. Pag. 4- 5
2. Instalando, configurando e fazendo o típico teste "hello world". Pag. 5-6
   2.1. Criando um novo Projecto. Pag. 6-7
   2.2. Entendendo o espaço de Trabalho do Flex Builder. Pag. 7-10
   2.3. Criando o primeiro exemplo “hello world”. Pag. 10-11
       2.3.1. Criando um script (AS3). Pag. 12-14
3. Entendendo a ordenação e estruturação do código. Pag. 14-16
   3.1. Criação de um ficheiro action script externo para uso no flex. Pag. 16-18
4. Entendendo os componentes internos, states e transições/efeitos. Pag. 18-20
   4.1. States, entendendo a sua disposição. Pag. 21-22
   4.2. Transições e seus efeitos. Pag. 23-24
5. Programação do exemplo “olá mundo” em Action Script. Pag. 25-27
6. Efeitos e eventListners. Pag. 27-32
7. Componentes e Módulos. Pag. 33
   7.1. As diferenças entre componentes e módulos. Pag. 33
   7.2. Criando um componente e trabalhando com ele. Pag. 34-36
   7.3. Enviando e recebendo dados de/para um componente. Pag. 37-38
   7.4. Criando um módulo e trabalhando com ele. Pag. 38-41
8. Entendendo a comunicação com Objectos Remotos. Pag. 42
   8.1. Instalação do amfPHP e servidor Wamp. Pag. 42-43
   8.2. Criando o primeiro serviço no amfPHP. Pag. 43-44
   8.3. Configurando o Flex Builder para trabalhar com o amfPHP. Pag. 44
   8.4. Criando o primeiro Remote Object no Flex. Pag. 45-46
9. Criando o primeiro sistema CRUD em Flex
   9.1. Criaçao das tabelas/serviços no mysql/amfphp
   9.2. Criação dos RemoteObjects e Funçoes.
   9.3. Utilizaçao dos dados do Remote Object numa datagrid
   9.4. Operações de Leitura, Escrita, Actualização e Eliminação (CRUD)
10. ItemRenderers e Action script avançado, primeiras noções.
   10.1. Criação de um package e sua utilização.
   10.2. Exemplo de um itemRenderer.
   10.3. Implementação de componentes.
   10.4. Criação e distribuição de um componente personalizado.
11. O Adobe flex e o Adobe Air
   11.1. Vantagens e desvantagens de ambos.
   11.2. Criando uma simples aplicação AIR em Flex.
   11.3. Transformando o exemplo “olá mundo” para ser executado no desktop.
12. Exemplos Código Aberto.
13. Observações Finais
14. Referencias e links úteis

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