Área do Usuário

Login

Apostila sobre Pascal

Gratuita          344KB          Publicado: 18/12/2009

2073 downloads

Um computador é uma máquina que, para realizar algo, precisa que alguém lhe indique o que fazer, de uma forma que ele entenda. Para que você possa fazer isso, é preciso que:
 
• •• •  Conheça o computador e os recursos disponíveis;
• •• •  Saiba o que quer que o computador faça;
• •• •  Instrua o computador, através de um programa escrito em uma linguagem de programação.
 
Nesta  introdução  veremos  informações  básicas  para  se  aprender  uma  linguagem  de  programação  de computadores.

Sumário
 
Página
1 INTRODUÇÃO
2 PROGRAMAS E PROGRAMAÇÃO
3 LINGUAGEM DO COMPUTADOR
4 LINGUAGENS DE ALTO NÍVEL 
4.1  LINGUAGEM PASCAL 
4.2  TIPOS DE INSTRUÇÕES DE ALTO NÍVEL
5 CONVERSÃO DO PROGRAMA-FONTE
6 SOFTWARE QUE VOCÊ PRECISA TER OU CONHECER
7 TIPOS DE PROGRAMAS
8 ESTRUTURA DE UM PROGRAMA
9 TIPOS DE DADOS
10 OPERADORES ARITMÉTICOS
11 EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
11.1 FUNÇÕES NUMÉRICAS PREDEFINIDAS 
12 FUNÇÕES DE FORMATAÇÃO DA TELA
13 EXPRESSÕES LÓGICAS
13.1 RELAÇÕES 
13.2 OPERADORES LÓGICOS
13.3 PRIORIDADES 
14 ESTRUTURA CONDICIONAL  (SELEÇÃO) 
14.1  IF-THEN-ELSE 
14.2  CASE
15 ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO 
15.1  WHILE-DO
15.2 REPEAT-UNTIL
15.3 FOR-TO-DO
16 EXPRESSÕES LITERAIS
17 FUNÇÕES PREDEFINIDAS 
18 DEFINIÇÃO DE CONSTANTES
19 DEFINIÇÃO DE TIPOS 
20 ESTRUTURAS DE DADOS
20.1 ARRAY 
20.1.1 Como declarar e acessar VETORES em Pascal 
20.1.2 Como declarar e acessar MATRIZES em Pascal
20.2 REGISTRO  (RECORD) 
20.2.1 Como declarar e acessar REGISTROS em Pascal
20.2.2 Exemplos de Registros 
21 COMANDO WITH
22 MODULARIZAÇÃO 
22.1 PROCEDIMENTOS  (PROCEDURE) 
22.1.1 Passagem de parâmetros POR VALOR
22.2 FUNÇÕES (FUNCTION) 
22.2.2 Passagem de parâmetros POR REFERÊNCIA

(cc) Licença Creative Commons 2008 - 2018 Apostilaz.com.br