Área do Usuário

Login

Linguagens e Técnicas de Programação

Gratuita          3MB          Publicado: 23/12/2009

1821 downloads

Apostila completa sobre programação, com técnicas e dicas. A palavra algoritmo, à primeira vista, parece-nos estranha. Embora possua designação desconhecida, fazemos uso constantemente de algoritmos em nosso cotidiano: a maneira como uma pessoa toma banho é um algoritmo.

Capítulo 1 - ALGORITMOS
1.1. CONCEITO 
1.2. POR QUE PRECISAMOS DE ALGORITMOS ?
1.3. CARACTERÍSTICAS 
1.4. FORMAS DE REPRESENTAÇÃO 
1.4.1. DESCRIÇÃO NARRATIVA
1.4.2. FLUXOGRAMA
1.4.3. LINGUAGEM ALGORÍTMICA
1.5.  UM AMBIENTE PARA ESCREVER ALGORITMOS
1.5.1. FUNCIONAMENTO DO NOSSO COMPUTADOR 
1.6. ESTRUTURAS CHAVES DA CONSTRUÇÃO DE ALGORITMOS 
1.6.1. SEQUENCIAÇÃO
1.6.2. DECISÃO OU SELEÇÃO
1.6.3. REPETIÇÃO OU ITERAÇÃO
1.7. REFINAMENTOS SUCESSIVOS
Capítulo 2 - LINGUAGEM ALGORÍTMICA
2.1. CONCEITO DE VARIÁVEL
2.2. OPERAÇÃO DE ATRIBUIÇÃO 
2.3. OPERAÇÕES DE ENTRADA E SAÍDA
2.4. ESTRUTURA SEQÜENCIAL 
2.5. ESTRUTURA CONDICIONAL
2.5.1. ESTRUTURA CONDICIONAL SIMPLES 
2.5.2. ESTRUTURA CONDICIONAL COMPOSTA
2.6. ESTRUTURA DE REPETIÇÃO
Capítulo 3 - LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PASCAL 
3.1. INTRODUÇÃO
3.1.1. LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
3.1.2. TRADUTORES 
3.1.3. A LINGUAGEM PASCAL 
3.2. ELEMENTOS BÁSICOS 
3.2.1. IDENTIFICADORES 
3.2.2. PALAVRAS RESERVADAS
3.3. TIPOS DE DADOS 
3.3.1. SIMPLES 
3.3.2. ESTRUTURADOS 
3.3.3. DEFINIDOS PELO USUÁRIO
3.4. EXPRESSÕES ARITMÉTICAS 
3.4.1. OPERADORES ARITMÉTICOS
3.4.2. PRIORIDADE 
3.4.3. FUNÇÕES E PROCEDIMENTOS NUMÉRICOS PREDEFINIDOS 
3.5. EXPRESSÕES LÓGICAS
3.5.1. OPERADORES RELACIONAIS
3.5.2. OPERADORES LÓGICOS 
3.5.3. PRIORIDADE 
3.6. FORMATO DE UM PROGRAMA PASCAL
3.6.1. DECLARAÇÃO DE USO DE UNIDADES
3.6.2. DECLARAÇÃO DE CONSTANTES 
3.6.3. DECLARAÇÃO DE TIPOS 
3.6.4. DECLARAÇÃO DE VARIÁVEIS
3.6.5. DECLARAÇÃO DE PROCEDIMENTOS E FUNÇÕES 
3.6.6. ÁREA DE COMANDOS
3.7. COMENTÁRIOS

Capítulo 4 - COMANDOS BÁSICOS DA LINGUAGEM PASCAL
4.1. ATRIBUIÇÃO
4.2. ENTRADA
4.3. SAÍDA 
4.4. COMANDOS DE DECISÃO 
4.4.1. DECISÃO SIMPLES  ( IF-THEN ) 
4.4.2. DECISÃO COMPOSTA  ( IF-THEN-ELSE ) 
4.4.3. DECISÃO MÚLTIPLA  ( CASE-OF ) 
4.5. COMANDOS DE REPETIÇÃO
4.5.1. REPETIÇÃO COM TESTE NO INÍCIO  ( WHILE-DO ) 
4.5.2. REPETIÇÃO COM TESTE NO FINAL  ( REPEAT-UNTIL 
4.5.3. REPETIÇÃO AUTOMÁTICA ( FOR )
Capítulo 5 - ARRAYS
5.1. VETORES
5.2. MATRIZES
5.3. ARRAYS MULTIDIMENSIONAIS 
Capítulo 6 - MODULARIZAÇÃO 
6.1. PROCEDIMENTO 
6.2. FUNÇÃO
6.3. VARIÁVEIS GLOBAIS E VARIÁVEIS LOCAIS
6.4. PARÂMETROS
6.5. UTILIZANDO ARRAYS COMO PARÂMETROS
6.6. RECURSIVIDADE 
6.7. CRIAÇÃO DE UNITS
6.7.1.  ESTRUTURA DE UMA UNIT 
6.7.2.  UTILIZAÇÃO DE UNITS
Capítulo 7 - MANIPULAÇÃO DE STRINGS 
7.1. O TIPO DE DADO STRING
7.2. USANDO STRINGS COMO PARÂMETROS EM SUBROTINAS
7.3. FUNÇÕES E PROCEDIMENTO PREDEFINIDOS
7.4. CONTROLE DO VÍDEO E DO TECLADO
Capítulo 8 - ARQUIVOS E REGISTROS
8.1. REGISTROS
8.1.1. DECLARAÇÃO 
8.1.2. REFERÊNCIA
8.1.3. CONJUNTO DE REGISTROS
8.1.4. O COMANDO WITH
8.2. ARQUIVOS
8.2.1. DECLARAÇÃO DE ARQUIVOS
8.2.2. UTILIZAÇÃO DE ARQUIVOS
Capítulo 9 - CLASSIFICAÇÃO E PESQUISA
9.1. CLASSIFICAÇÃO 
9.1.1. MÉTODO DA BOLHA
9.1.2. CLASSIFICAÇÃO POR INSERÇÃO
9.1.3. CLASSIFICAÇÃO POR SELEÇÃO
9.2. COMPARAÇÃO DOS MÉTODOS DE CLASSIFICAÇÃO APRESENTADOS 
9.3. PESQUISA 
9.3.1. PESQUISA SEQÜENCIAL
9.3.2. PESQUISA SEQUENCIAL ORDENADA 
9.3.3. PESQUISA BINÁRIA
9.4. COMPARAÇÃO DOS MÉTODOS DE BUSCA APRESENTADOS
Apêndice - GLOSSÁRIO
BIBLIOGRAFIA

(cc) Licença Creative Commons 2008 - 2018 Apostilaz.com.br