Área do Usuário

Login

Objetos em java

Gratuita          2MB          Publicado: 13/05/2011

402 downloads

O principal objetivo deste treinamento é capacitar profissionais para atuar no mercado de trabalho na área de desenvolvimento de software. Conhecimentos sobre a plataforma Java e sobre o modelo de programação orientado a objetos são normalmente exigidos pelas empresas que desejam contratar. Portanto, os dois tópicos principais deste treinamento são: a plataforma Java e orientação a objetos. Resumidamente, apresentaremos a seguir cada um desses assuntos e as relações entre eles. Orientação a objetos é um modelo de programação ou paradigma de programação, ou seja, é um conjunto de ideias, conceitos e abstrações que servem como um guia para construir um software. A plataforma Java é composta por vários elementos. Neste momento os mais importantes são: a linguagem de programação e o ambiente de execução. A linguagem de programação é utilizada para definir formalmente todas as partes de um sistema e como essas partes se relacionam. Além disso, a linguagem de programação Java é orientada a objetos, ou seja, ela permite que você aplique as ideias, conceitos e abstrações de orientação a objetos de uma maneira natural. O ambiente de execução é composto basicamente de uma máquina virtual e de um conjunto de bibliotecas padronizado. A máquina virtual permite que um programa Java possa ser executado em ambiente diferentes. As bibliotecas facilitam a implementação dos sistemas. O processo de desenvolver um sistema orientado a objetos em Java se dá da seguinte forma:

As partes do sistema e o relacionamento entre elas são definidas utilizando o modelo de programação orientado a objetos e depois o código fonte do sistema é escrito na linguagem de programação Java. Do ponto de vista do aprendizado, é interessante tentar definir o grau de importância dos dois assuntos principais abordados neste treinamento. Consideramos que a orientação a objetos é mais importante pois ela é utilizada frequentemente no desenvolvimento de software inclusive com outras linguagens de programação (C#, JavaScript, Ruby, C++, entre outras). As pessoas que possuem conhecimentos mais sólidos em orientação a objetos são mais preparadas para desenvolver sistemas na maioria das linguagens utilizadas pelas empresas que desenvolvem software. Para compreender melhor o conteúdo desse treinamento, é importante saber para quais tipos de sistemas o modelo de programação orientado a objetos e a plataforma Java são mais adequados. As características desses sistemas são: 

• Possui uma grande quantidade de funcionalidades, sendo necessária uma equipe de desenvolvedores para desenvolver e manter o funcionamento do sistema.

• Será utilizado por muito tempo e sofrerá alterações com o tempo. Esse tipo de sistema é justamente o que muitas empresas que desenvolvem software estão interessadas em desenvolver. Por isso, elas acabam adotando orientação a objetos e Java. Para que sistemas desse tipo sejam bem sucedidos algumas qualidades são necessárias. Durante o treinamento, discutiremos quais são essas qualidades e como consegui-las.

(cc) Licença Creative Commons 2008 - 2018 Apostilaz.com.br