Área do Usuário

Login

Direito Administrativo questões corrigidas

Gratuita          355KB          Publicado: 24/05/2011

569 downloads

Apostila com respostas das perguntas de Direito Administrativo da prova escrita objetiva do concurso de 2007 para Defensor da União.

Cacildo Baptista Palhares Júnior

Marilda, servidora pública federal, recebia uma gratificação em sua remuneração desde 1.º/12/1994. Em 3/12/2003, iniciou-se processo administrativo visando a impugnar ato concessivo dessa gratificação e, em 3/2/2004, foi editado ato administrativo determinando a cassação do referido benefício, com eficácia ex tunc, e a total restituição da gratificação recebida.

A respeito dessa situação hipotética, da anulação dos atos administrativos, da prescrição no âmbito da administração pública e dos princípios a ela aplicáveis, julgue os itens que se seguem com base na legislação aplicável e na jurisprudência dos tribunais superiores.

137. O ato administrativo que determinou a cassação do benefício não poderia ter sido emitido, devido à decadência de 5 anos, pois houve boa-fé e efeitos favoráveis a Marilda.

Resolução:

Errado.

Há boa-fé e o prazo é de cinco anos, conforme disposto no artigo 54 da Lei 9.784/99:

“Art. 54. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.

(cc) Licença Creative Commons 2008 - 2018 Apostilaz.com.br