Área do Usuário

Login

Blocos Economicos Mundiais

Gratuita          81KB          Publicado: 09/02/2010

519 downloads

A partir principalmente da década de 80, o capitalismo conheceu um processo de aceleração sem precedentes que passou a definir a nova tendência do mundo atual: a globalização da economia.
  Desde a sua origem, o capitalismo caracterizou-se por ser um sistema em que a interdependência  econômica e política entre as nações  constituiu um elemento fundamental para o seu funcionamento.
  A análise de sua evolução é a análise do aprofundamento das  relações internacionais, na medida em que o desenvolvimento técnico concomitantemente permitia  e impunha a necessidade  de ampliação do mercado externo aos países que haviam atingido um certo grau de desenvolvimento econômico. O capitalismo sempre foi um sistema que promoveu  relações entre as diversas regiões do planeta, integrando-as -- muitas vezes à forca, por meio do colonialismo - à sua racionalidade econômica.
  A globalização da economia é a expressão máxima do processo de mundialização das relações entre as nações, ao mesmo tempo em que representa a mudança na concepção  do papel dos Estados Unidos nacionais. A formação dos Estados nacionais tinha como pressuposto uma unidade territorial, comandada por uma autoridade política única e integrada por uma economia de base nacional.
 

(cc) Licença Creative Commons 2008 - 2018 Apostilaz.com.br