C++ Como Linguagem de POO

Apostila Bastante completa abordando o Uso da Linguagem C++ como uma linguagem orientada a Objetos, indispensável para os estudantes desta linguagem.

Índice

TUTORIAL:    2
"C++ COMO UMA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS."    2
1. CLASSES E OBJETOS    3
1.1. ESPECIFICANDO UMA CLASSE    3
1.2. STRUCT EM C++    5
1.2.1. ATRIBUTOS OU DADOS MEMBRO.    5
1.2.2. MÉTODOS OU FUNÇÕES MEMBRO.    7
1.2.3. FUNÇÕES MEMBRO QUE RETORNAM VALORES.    12
1.2.4. FUNÇÕES DECLARADAS EXTERNAS A CLASSE , FUNÇÕES MEMBRO CHAMAMANDO FUNÇÕES MEMBRO.    13
1.2.5. ALGO PARECIDO EM UMA LINGUAGEM PROCEDURAL    18
1.2.6. CONSTRUTORES    21
1.2.7. CONSTRUTORES E AGREGAÇÃO    25
1.2.8. DESTRUTORES.    28
1.3. ENCAPSULAMENTO COM "CLASS"    31
1.3.1. ATRIBUTOS PRIVATE, FUNÇÕES MEMBRO PUBLIC    34
1.3.2. UM DADO MEMBRO É PUBLIC    36
1.3.3. COMPILANDO UM PROGRAMA COM VÁRIOS ARQUIVOS.    38
1.4. TIPO ABSTRATO DE DADOS    41
1.4.1. TAD FRAÇÃO    42
1.5. CONSIDERAÇÕES C++:    50
1.5.1. CONST    50
1.5.2. FUNÇÕES INLINE    53
1.5.3. ALOCAÇÃO DINÂMICA COM NEW E DELETE.    55
1.5.4. REFERÊNCIA &    71
1.6. RECAPITULANDO    74
1.6.1. ARGUMENTOS DE LINHA DE COMANDO.    74
2. HERANÇA    88
2.1. HIERARQUIAS DE TIPOS    88
2.1.1. UMA HIERARQUIA SIMPLES.    88
2.1.2. PROTECTED    93
2.1.3. REDEFINIÇÃO DE FUNÇÕES MEMBRO HERDADAS    97
2.1.4. UMA HIERARQUIA DE LISTAS LIGADAS    101
2.2. HIERARQUIAS DE IMPLEMENTAÇÃO    115
2.2.1. FILA A PARTIR DE UMA LISTA    115
3. POLIMORFISMO, FUNÇÕES VIRTUAIS    119
3.1. O QUE SIGNIFICA POLIMORFISMO    119
3.1.1. SOBRECARGA DE MÉTODOS    119
3.1.2. REDEFINIÇÃO DE UMA FUNÇÃO MEMBRO PARA UMA CLASSE HERDEIRA    119
3.1.3. "COPY CONSTRUCTOR"    120
3.1.4. SOBRECARGA DE FUNÇÃO EM C++.    122
3.1.5. "DEFAULT ARGUMENTS", VALORES SUGESTÃO    126
3.1.6. SOBRECARGA DE OPERADOR    127
3.2. CLASSES ABSTRATAS E CONCRETAS    132
3.2.1. CLASSE ABSTRATA ITERADOR    132
3.2.2. ACOPLAMENTO DE MENSAGENS    138
3.2.3. CONTAS BANCÁRIAS    144
3.2.4. LISTA HETEROGÊNEA DE CONTAS BANCÁRIAS.    154
4. TÓPICOS AVANÇADOS    156
4.1. FRIENDS    156
4.1.1. UMA CLASSE PERMITINDO ACESSO A OUTRA    157
4.1.2. OPERADORES E FRIENDS    159
4.2. HERANÇA MÚLTIPLA    173
4.2.1. UM EXEMPLO SIMPLES.    173
4.2.2. VIRTUAL PUBLIC E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS.    173
4.3. POLIMORFISMO PARAMÉTRICO (TEMPLATE)    178
4.3.1. TAD VETOR    178
4.3.2. TEMPLATE DE FUNÇÃO    183
4.3.3. HERANÇA E TEMPLATES.    186
4.3.4. TEMPLATES E AGREGAÇÃO    202
4.4. METACLASSES    205
4.4.1. UM TIPO SIMPLES COMO STATIC    205
4.4.2. UM TIPO DEFINIDO PELO USUÁRIO USADO COMO STATIC    209
4.5. TRATAMENTO DE EXCEÇÕES    212
4.6. CONCLUSÕES    220
4.6.1. ÁRVORE BINÁRIA.    220
4.6.2. SIMULAÇÃO DIRIGIDA A EVENTOS.    229

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