Área do Usuário

Login

Enem 2009: veja como saber o local de prova

Por nessi em 22/09/2009

Em menos de 15 dias, mais de 4,5 milhões de estudantes realizarão as provas da edição 2009 do Enem. Além das expectativas sobre o novo formato do exame, muitos candidatos estão preocupados também sobre os locais de prova, principalmente com a greve dos Correios.

De acordo com a assessoria de Imprensa do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o envio de dados aos estudantes não será prejudicado por conta da paralisação. Por isso, até 25 de setembro, todos os candidatos receberão, no endereço indicado no ato da inscrição, o cartão de confirmação, informando o ensalamento.

A correspondência terá ainda o Manual do Inscrito e o questionário socioeconômico, com folha de leitura óptica para as respostas, além do número de inscrição e a senha de acesso aos resultados individuais. Caso o inscrito não receba o seu cartão até sexta-feira, deverá então entrar em contato com o Programa Fala Brasil, pelo telefone 0800-616161 ou acessar a página do instituto na internet.

ATENÇÃO! Os candidatos que informaram o número do telefone celular ao efetivar a inscrição receberão também uma mensagem de texto informando o número de inscrição e o local de prova.

Número de inscrição

O Inep informa também que o número de inscrição no exame é o mesmo para o acompanhamento de inscrição, precedido de 2009. Por exemplo: se o número de acompanhamento é 123456789, o de inscrição será 2009123456789.

A decisão de antecipar a divulgação do dado foi tomada para que os interessados em participar de vestibulares que aceitam a nota do Enem 2009, como a Unicamp, possam se inscrever sem transtornos.

- Acompanhe sua inscrição no Enem 2009

Provas

A edição do Enem deste ano contará com mais de 4,5 milhões de participantes, que serão avaliados conforme o cronograma abaixo:

03/10: das 13h às 17h30 – Prova I – Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.
04/10: das 13h às 18h30 – Prova II – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.

Serão 180 questões, sendo 45 questões objetivas de múltipla escolha de cada uma das quatro áreas. A redação deve ser feita obrigatoriamente obedecendo ao tipo dissertativo-argumentativo (o que é isso?).

No sábado, 03 de outubro, 1° dia de provas, os candidatos sabatistas deverão comparecer aos locais de prova normalmente, até às 12h55. Eles ficarão em uma sala, incomunicáveis, até às 18h, quando poderão dar início à realização de seus exames. O tempo para responder às questões é o mesmo dos outros participantes: 4h30. No domingo, o horário de início das provas será o mesmo para todos os candidatos, às 13h.

Simulado

O MEC elaborou um simulado composto por 40 questões, sendo 10 para cada grupo de provas que farão parte do exame com o objetivo de aproximar os participantes da nova estrutura do exame. Faça donwload dos arquivos clicando abaixo. Os gabaritos estão disponíveis no final de cada um deles.

- Ciências da natureza e suas tecnologias

- Ciências humanas e suas tecnologias

- Linguagens, códigos e suas tecnologias

- Matemática e suas tecnologias

Resultado

O Boletim Individual de Desempenho será entregue a partir da segunda quinzena de janeiro de 2010, no endereço fornecido pelo participante. Também será possível verificar a pontuação obtida pelo site do Enem, a partir do número de inscrição no processo e senha fornecida.

As cidades onde serão aplicadas o Enem 2009 e ainda as competências e habilidades, assim como o conteúdo programático que será cobrado neste exame, estão disponíveis na Portaria do exame. Para lê-la na íntegra, clique aqui.

Fonte: Brasil Escola

Bookmark and Share

Compartilhe esta notícia, selecione o site de sua preferência

Envie uma apostila
Video aulas gratuitas

(cc) Licença Creative Commons 2008 - 2018 Apostilaz.com.br