Área do Usuário

Login

Gramática Houaiss explica a língua portuguesa

Por nessi em 16/09/2009

Entender o português é fundamental para comunicar-se de maneira plena. Escrever corretamente garante que a mensagem seja perfeitamente compreendida pelo leitor/interlocutor. Até mesmo para "subverter a gramática" é preciso conhecê-la primeiro, em profundidade.

Divulgação

Mais um fruto da parceria da Publifolha com o Instituto Houaiss, uma das mais importantes instituições ligadas à língua portuguesa no Brasil, a nova "Gramática Houaiss da Língua Portuguesa" é uma ferramenta completa para a compreensão do funcionamento da língua. Explica o funcionamento das regras do português de maneira clara e oferece ferramentas para interpretação e redação de texto.

Concepção, linguagem, expressão e conteúdo

Redigida de acordo com as regras da nova ortografia, a "Gramática Houaiss" incorpora as mudanças mais significativas realizadas na escrita nos últimos tempos. De forma clara e concisa, oferece informações completas sobre classes gramaticais, coordenação, subordinação, regência, concordância; substantivos, pronomes, adjetivos, verbos, tempos verbais, vozes do verbo e adjuntos, assim como temas relacionados à fonética e à fonologia: fonema, alfabeto fonético, sistema vocálico, entre outros.

Além dos assuntos usualmente tratados nas gramáticas, aborda vários aspectos conceituais da língua, tais como: mudança, variação e unidade; linguagem, discurso e texto; conceitos básicos de descrição gramatical; morfologia e sintaxe; estruturação sonora; forma e significados das palavras; a língua e seus usos expressivos, e outros, como pontuação e crase.

Apresenta todas as variedades da língua como formas válidas de expressão, tendo como foco a variedade padrão da língua, a norma culta, cujo emprego é requerido na maior parte das situações formais. Oferece também ferramentas para interpretação e redação de texto, entre outras questões relacionadas ao universo da língua.

O autor é José Carlos de Azeredo, doutor em letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor adjunto do Instituto de Letras da UERJ. Azeredo é autor também de "Escrevendo pela Nova Ortografia" (Publifolha, 2008).

"Gramática Houaiss da Língua Portuguesa"
Autor: José Carlos de Azeredo
Editora: Publifolha
Páginas: 584
Quanto: R$ 69,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 e no site da Livraria da Folha

Fonte: Folha

Bookmark and Share

Compartilhe esta notícia, selecione o site de sua preferência

Envie uma apostila
Video aulas gratuitas

(cc) Licença Creative Commons 2008 - 2018 Apostilaz.com.br